Vereadores disparam contra Luis Henrique da Silveira
O governador Luis Henrique da Silveira (PMDB) deve ter acordado esta manhã com um estranho zunido nos ouvidos. Tudo por conta das muitas críticas endereçadas a ele, diretamente, por alguns vereadores de Brusque durante a sessão ordinária de ontem (11). A razão é a ausência de ações de LHS e de seu governo junto a antigos reclames da população local.
Entre as reclamações estão a falta de uma agência regional da Celesc no município e o asfaltamento da avenida Dom Joaquim. Este último, alvo de inúmeras promessas de políticos ao longo dos anos. Alessandro Simas (PR) comentou sobre o fato de, a partir de 2009, LHS ter praticamente desaparecido de Brusque, onde tinha presença frequente. “Toda vez que vinha aqui, o governador dizia de seu amor por Brusque. Parece que esse amor acabou no dia 31 de dezembro (de 2008)”, alfinetou Simas, em referência ao bom relacionamento que o governador mantinha com o governo anterior (Ciro Roza).
Valmir Ludvig (PT) lembrou que no dia 4 de agosto, data de aniversário do município, o prefeito Paulo Eccel (PT) solicitou ao governador, no palanque de autoridades, que este encaminhasse R$ 3 milhões para que a prefeitura fizesse o asfalto do trecho que compreende a avenida Dom Joaquim.
A obra já foi anunciada pelo próprio Luís Henrique em diversas oportunidades. “Só que forças ocultas, mas nem tão ocultas, se mexeram e impediram que o dinheiro viesse”, disse Valmir, em um recado direto, mas não tão direto assim, a adversários políticos do atual governo.
Nesse instante, Ademir Braz de Sousa (PMDB) pediu a palavra e sugeriu que fosse encaminhado um documento aos dois deputados estaduais, Serafim Venzon (PSDB) e Dagomar Carneiro (PDT), para que os mesmos se pronunciassem sobre o assunto.
A não vinda de recursos do Estado para a realização da 24ª Festa Nacional do Marreco também foi lembrada pelos representantes do Executivo municipal para endossar as críticas a Luiz Henrique.
Em 2009, o governador Luis Henrique da Silveira esteve em Brusque, em visitas oficiais, apenas três vezes. Número bem distante da quantidade de viagens feitas em seus dois mandatos, durante o governo municipal anterior: foram 43. Em média, nas duas gestões do ex-prefeito Ciro Roza, de 2001 a 2008, Luiz Henrique esteve em Brusque pelo menos seis vezes por ano.
Até agora, em 2009, o governador visitou Brusque, oficialmente, apenas três vezes. Uma em 3 de abril, para assinar a liberação de R$ 2 milhões para obras de recuperação nos municípios da SDR; em 25 de maio, na inauguração da cadeia pública; e em 4 de agosto, aniversário do município, onde participou apenas do hasteamento das bandeiras.


